segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Os Vários Tipos de Pele

Os Vários Tipos de Pele

Dependendo da quantidade de secreção das glândulas sebáceas, a pele pode apresentar-se como seca, oleosa, normal ou mista.

A pele seca é fina, opaca (sem brilho), poros pouco visíveis, com tendência à descamação, principalmente no frio. Após lavar, ocorre uma sensação de "repuxamento". No corpo, a pele seca provoca coceira (prurido).

A pele oleosa ou seborréica tem um aspecto brilhante, aparentemente grossa, com poros dilatados, mais evidentes no nariz e bochechas. É facilmente irritável, difícil de maquiar e freqüentemente associada ao acne (cravos e espinhas).

A pele normal tem um aspecto liso e luminoso, não se evidenciam poros dilatados e não há ressecamento. Dificilmente vemos uma pele normal em uma pessoa adulta. Ela é freqüente em crianças.

A pele mista apresenta aspectos da pele oleosa (em geral, no nariz, testa e queixo) e de pele normal ou seca (no resto do rosto).

Estas características podem modificar-se em função de alterações climáticas, hormonais, idade e até alimentares. Ou seja, a pele pode ser normal e seca no inverno, ou oleosa no período menstrual e normal no restante do mês. A pele normal é mais freqüente nas crianças, a oleosa nos adolescentes e a seca nos idosos.

O Quadro 2 apresenta uma visão resumida das várias características dos diversos tipos de pele.

Tipo de pele Glândula Sebácea Característica Vantagem Desvantagem
Oleosa

hiperativa

pele lisa e brilhante

menos rugas, pele jovem por mais tempo

associação com acne
Seca

pouco ativa

Pele áspera e opaca, descama com facilidade


pequenas rugas evidentes, envelhecimento mais rápido
Normal

equilíbrio na produção sebácea

Dificilmente encontrada, geralmente associada com outros tipos de pele

0 comentários:

Postar um comentário