quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Meu cabeleireiro Errou!


Meu cabeleireiro Errou!

A sua cliente já disse a frase acima? Se já, pode ficar tranqüilo porque imprevistos acontecem com qualquer profissional e nessas horas é importante saber como consertá-los. Com a ajuda das técnicas perfeitas - e de muito jogo de cintura -, você consegue reverter o problema, sem grandes conseqüências para a cliente

Por Paula Fernanda

Corte Torto
Saber diferenciar forma de textura é essencial para que não ocorram diferenças de comprimento ou efeito contrário ao que se espera de um corte. "É muito comum que cabeleireiros não saibam escolher entre a tesoura e a navalha na hora de obter o resultado desejado. Dessa forma, uma cliente que quer reduzir o volume, por exemplo, pode acabar com as madeixas mais armadas ainda", diz o hairstylist Paulo Dutra.
O profissional explica que se isso acontecer, assim como, deixar um lado mais comprido do que o outro, a melhor opção é molhar novamente o cabelo da cliente e sem demonstrar nervosismo, fazer no lado que está maior o procedimento correto.
Outra dica é começar o corte com os fios úmidos para que se tenha mais controle da técnica e do volume das madeixas, começando o procedimento pela nuca, na mecha guia localizada na parte de trás.
"Outro detalhe importante para quem está começando é pedir gentilmente que a cliente não leia revistas ou mantenha conversas paralelas durante o corte, isso muda a postura na cadeira e permite erros. Apenas o cabeleireiro pode mudá-la de posição", explica Paulo.
Fios queimados
Com a alta dos fios lisos, fazer escova e chapinha virou rotina na vida de muitas mulheres, por isso, a atenção na hora de fazer o brushing deve ser redobrada para que as madeixas não fiquem queimadas. "É primordial que o cabeleireiro use protetor térmico antes de fazer escova e chapinha ou baby liss, além de retirar bem a umidade das melenas antes de dar inicio ao procedimento, mas se mesmo assim, o cabelo ficar danificado, a melhor solução é saber tratar dos fios para reverter o erro. Além disso, se a escova for bem feita, não é necessário passar a piastra várias vezes na mesma mecha", diz Paulo.
Entre as ações possíveis para deixar o cabelo saudável novamente estão: hidratar constantemente, devolver aos fios todos os ingredientes perdidos através de técnicas feitas no salão e indicar os produtos certos para cada caso, para que a manutenção continue sendo feita em casa, ensinado como usar e sua periodicidade.
Meu cabeleireiro Errou!

A sua cliente já disse a frase acima? Se já, pode ficar tranqüilo porque imprevistos acontecem com qualquer profissional e nessas horas é importante saber como consertá-los. Com a ajuda das técnicas perfeitas - e de muito jogo de cintura -, você consegue reverter o problema, sem grandes conseqüências para a cliente

Por Paula Fernanda

Evite as pisadas de bola
Adotar algumas precauções pode fazer com que a incidência de erros reduza significativamente. Confira!
Aconselhe sua cliente a tratar os fios diariamente para que não cheguem ao salão danificados, impedindo assim que os resultados dos procedimentos sejam negativos;
Seja claro e objetivo na hora de explicar a cliente quais são as conseqüências do procedimento a ser realizado;
Saiba escolher o instrumento (tesoura ou navalha) certo na hora de cortar as madeixas;
Faça uma ficha técnica para cada cliente e acompanhe de perto o que cada uma delas já fez nas melenas sob seus cuidados;
Converse muito antes de realizar qualquer procedimento e peça para que a cliente conte tudo o que já fez no cabelo antes de freqüentar seu salão;
Não tenha pressa, realize todos os procedimentos com a calma necessária;
Se você não tem conhecimento suficiente para realizar alguma técnica, peça para que outro profissional faça o processo para você.
Falar a mesma língua que sua cliente é o primeiro passo para evitar que erros aconteçam. Ouvir da cliente o que ela pretende fazer nas madeixas e explicar todos os prós e contras do resultado esperado, é muito importante para reduzir o índice de falhas de qualquer procedimento.
"É claro que alguns erros podem acontecer sem querer, mas se o procedimento a ser realizado for detalhadamente discutido com a cliente, essa probabilidade diminui", afirma o hairstylist Yuriko Terada, do salão Tampopo Hair Cutting Team (SP). Além disso, ser sincero com a cliente é fundamental. Se errou, conte. Mantenha a calma, não se desespere para que o erro não crie proporções maiores, mas deixe claro o que aconteceu e o que será feito para resolver.
Cor errada
Errar o tom da coloração é algo que não pode acontecer, segundo os profissionais de beleza. "Se o cabeleireiro for bem preparado ele não pode cometer esse erro. Só de olhar para o cabelo da cliente ele já precisa saber que tonalidade ela usa e qual deverá aplicar para conseguir a nuance desejada", afirma Yukiro.
Se mesmo assim, a cor aplicada estiver errada, a cabeleireira avisa que não há muito que fazer, a única maneira de reverter o processo é usando uma nova coloração. Nesse caso, o ideal é explicar a cliente o que houve e informá-la que mesmo com o novo procedimento, talvez ainda leve um tempo para chegar na tonalidade esperada por ela.
Fios manchados
Se errar a cor solicitada pela cliente é um caso mais raro de acontecer, deixar a nuance manchada pode ocorrer com muito mais freqüência do que se imagina. Normalmente, isso acontece porque o cabeleireiro não aplica tonalidades diferentes para a raiz e as pontas. "Alguns profissionais não levam em consideração na hora de tingir os fios, as agressões externas, como sol, que dão aparência de reflexos, nem os fios brancos e outros procedimentos químicos. Dessa forma, a probabilidade de manchar o cabelo é muito grande", diz o cabeleireiro Paulo Dutra, do salão Homa (SP).
Caso isso aconteça, o hairstylist afirma que a diferença de cor será vista já no lavatório. "Não entre em pânico, nem passe para a cliente que algo terrível aconteceu. Basta avisá-la que houve uma diferença de nuance e no próprio lavatório aplique um tonalizante, isso permitirá igualar a cor, deixando o resultado o mais natural possível", comenta o expert.
Meu cabeleireiro Errou!

A sua cliente já disse a frase acima? Se já, pode ficar tranqüilo porque imprevistos acontecem com qualquer profissional e nessas horas é importante saber como consertá-los. Com a ajuda das técnicas perfeitas - e de muito jogo de cintura -, você consegue reverter o problema, sem grandes conseqüências para a cliente

Por Paula Fernanda

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